30 janeiro 2018

Imaturidade Emocional: 4 características de pessoas imaturas emocionalmente


Nós sabemos da importância de sermos sinceros em relação aos nossos sentimentos, mas também é importante sabermos até onde devemos ir e colocarmos limites em tudo que fazemos. Tudo o que é feito exageradamente pode se tornar um grande problema.

A imaturidade emocional pode ser entendida desta forma também, como um descontrole das emoções e sentimentos. É natural em alguns momentos da vida agirmos de tal forma, somos feitos de emoções e nem sempre conseguimos lidar com elas.
>> Leia o texto - Aprendendo a lidar com os sentimentos AQUI.

Estamos em constante transformação,todo os dias, e o ideal seria buscar aprender com a vida. Isso significa não cometer os mesmos erros e também aprender com eles quando for necessário. Pessoas imaturas emocionalmente possuem certa dificuldade de aprender com os erros, e por esse motivo acabam sempre errando nas mesmas coisas.
Por isso é importante aprender as lições que a vida  nos da e buscar melhorar a cada dia.
>> Leia o texto - O que a vida nos ensina AQUI.

IMATURIDADE EMOCIONAL X INFANTILIDADE

Algumas características da imaturidade emocional são comparadas as características das crianças. Para melhor entender: crianças são imaturas e pessoas imaturas tendem a se comportar da mesma maneira em algumas situações, porém com intensidades diferentes.

As crianças sabem que alguém suprirá suas necessidades, e sabem também que é pedindo que elas conseguem algo. Com o tempo as crianças vão percebendo que o mundo não giram ao seu redor, e que nem tudo vai acontecer no tempo em que elas desejam. É fácil aceitar isso, mas não para pessoas imaturas. E então sofrem por não conseguirem algo no tempo delas.

4 CARACTERÍSTICAS NOTÁVEIS DE UMA PESSOA IMATURA EMOCIONALMENTE

1 - SÃO DOMINADAS PELAS EMOÇÕES

De uma forma geral, as pessoas precisam buscar ter autocontrole em sua vida, agir inconscientemente pode ser o início de diversos problemas.
Autocontrole é algo que deve ser praticado diariamente, evitando problemas ou o constrangimento por ter feito algo ou tomado decisões por impulso, sendo dominado pela emoção.

2 - FOGEM DAS RESPONSABILIDADES

Um dos principais sinais de pessoas maduras emocionalmente é o fato de conseguirem assumir seus compromissos e serem responsáveis. Ao contrário das pessoas imaturas, algumas preferem fugir de suas responsabilidades, pois não conseguem cumprir seus compromissos.

3 - DIFICULDADE EM ASSUMIR SEUS ERROS

Pessoas imaturas geralmente são inseguras e não conseguem se colocar no lugar do outro. Por conta disso acabam não assumindo seus erros e em alguns momentos colocam a culpa no outro. É natural do ser humano falhar em algo e isso não é motivo para enganar a si mesmo criando situações envolvendo outras pessoas. Nós somos os únicos responsáveis pelas nossas atitudes, e se algo não ocorreu como planejado não é certo culpar alguém ou culpar a si mesmo remoendo remoer situações passadas, mas sim buscar agir de maneira diferente para poder conquistar resultados diferentes.

4 - RECLAMAM COM MAIS FACILIDADE

As palavras saem do coração, se alguém possui o hábito de reclamar sempre é porque algo não está da maneira que gostaria. O ideal seria buscar melhorar e não reclamar, pois sabemos que essa atitude não ajuda e só deixa a situação ainda mais difícil. Enquanto pessoas maduras buscam por mudanças, as imaturas ficam sem reação e tendem a reclamar cada vez mais. Muitas preferem não buscar mudanças por conta da pressão que isto te causaria.

Muitas pessoas em algum momento são consideradas imaturas, mas isso não deve ser uma constante pois o crescimento emocional é necessário.
Pessoas imaturas precisam buscar por mudanças diariamente, fazer disso um hábito e a cada dia tentar evoluir um pouco. Isso não acontecerá de um dia para outro pois se trata de sentimentos e muitas vezes a causa dessa imaturidade está diretamente ligada a um "bloqueio sentimental" sofrido no passado e que não foi possível superar, dificultando sua evolução sentimental.

É necessário que pessoas com essas dificuldades emocionais tenham vontade de mudar seu comportamento e que não se culpem caso esse processo seja demorado. O importante é mudar a cada dia e ser capaz de ver seus avanços por mais pequenos que sejam.

Postagem em Destaque:

O QUE VOCÊ ESTÁ CONSCIENTE DE SER NESTE MOMENTO?